domingo, 28 de maio de 2017

IMPORTAÇÃO DE MERCADORIA COM ANUÊNCIA DO MAPA

Olá pessoal!

São muitas as mercadorias que têm anuência do MAPA – Ministério da Agricultura.

Desde obras de madeira, produtos para uso na agropecuária, bebidas em geral, vinhos, azeites, plantas vivas, flores, frutas, etc.

Então, devido a abrangência de mercadoria que o MAPA é responsável pela “autorização” de entrada no país, vocês em algum momento já devem ter se “esbarrado” na necessidade de licença de importação (LI) de anuência do MAPA, não é?

Mas, na minha visão, o que mais causa dificuldade quando entramos em uma operação de importação que necessita de autorização do MAPA, não é propriamente a LI, esta facilmente geramos, e na maioria dos casos, a LI é “pos-embarque” como chamamos no dia a dia, ou seja, está dispensada de autorização prévia de importação, antes do embarque.


COMO SABER SE A LI DO MAPA É “PRÉ” OU “PÓS” EMBARQUE?

Primeiro é necessário saber qual o procedimento determinado pelo MAPA para sua mercadoria.

COMO SABER QUAL O PROCEDIMENTO DA MINHA MERCADORIA?

Na tabela que consta anexada ao final da IN 51/2011, vejam aqui.


Carol, dá para explicar com um exemplo?

Sim! Vamos lá!


EXEMPLO: CHAMPANHE (VINHO)

  • Mercadoria: Champanhe (vinho)


NA TABELA DA IN 51...

Ver o ANEXO ATUALIZADO - Fica no final da IN 51


Vejam que a mercadoria Champanhe está envolvida nos procedimentos I e VIII da tabela. O DIPOV é a divisão do MAPA responsável pela fiscalização deste tipo de produto. DIPOV - Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal.



Carol, e como saber se precisa de LI antes do embarque ou não??

Deve-se voltar na IN 51/2011...E ler o artigo 2º...que diz...


IN 51/2011

Art. 2º Para fins de controle sanitário, fitossanitário, zoossanitário e de qualidade, a importação de produtos agropecuários, quando sujeita ao licenciamento de importação no SISCOMEX, somente será autorizada em conformidade com os seguintes procedimentos:

I - PROCEDIMENTO I: produtos dispensados de autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira e sujeitos ao deferimento da licença de importação (LI) no SISCOMEX após a conferência documental, fiscalização e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade; a fiscalização e a inspeção serão executadas na chegada da mercadoria e antes do desembaraço aduaneiro;

II - PROCEDIMENTO II: produtos dispensados de autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira e sujeitos ao deferimento da licença de importação (LI) no SISCOMEX após a conferência documental e de conformidade do lacre, da temperatura, da rotulagem e identificação antes do despacho aduaneiro; a fiscalização e a inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade poderão ser realizadas em estabelecimento de destino registrado ou relacionado no MAPA;

III - PROCEDIMENTO III: produtos sujeitos à autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira, e ao deferimento da LI no SISCOMEX após a conferência documental, fiscalização e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade; a fiscalização e inspeção serão executadas na chegada da mercadoria e antes do despacho aduaneiro;

IV - PROCEDIMENTO IV: produtos sujeitos à autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira, e ao deferimento da LI no SISCOMEX após a conferência documental e de conformidade do lacre, da temperatura, da rotulagem e identificação, antes do despacho aduaneiro; a fiscalização e a inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade poderão ser realizadas em estabelecimento de destino registrado ou relacionado no MAPA;

V - PROCEDIMENTO V: produtos sujeitos à autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira, dispensados de fiscalização e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade no ponto de ingresso, devendo ser submetidos à conferência documental e posterior deferimento da LI no SISCOMEX, antes do despacho aduaneiro; a fiscalização e a inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade poderão ser realizadas em estabelecimento de destino registrado ou relacionado no MAPA;

VI - PROCEDIMENTO VI: produtos que não ofereçam risco sanitário, zoossanitário ou fitossanitário, importados a granel por portos e postos de fronteira, sujeitos ou não à autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira; a mercadoria fica sujeita à autorização da Unidade do Sistema VIGIAGRO para o início do descarregamento, e ao deferimento antecipado da LI no SISCOMEX, após a conferência documental, devendo ser observadas, ainda, as seguintes disposições:

a)     os produtos com padrão de identidade e qualidade estabelecido pelo MAPA somente terão o deferimento da LI realizado antecipadamente mediante compromisso firmado pelo importador ou seu representante legalmente constituído, para depósito e disponibilização da mercadoria para inspeção e coleta de amostras para a realização de exames estabelecidos na legislação específica;
b)     a inspeção e a fiscalização sanitária, fitossanitária e de qualidade das mercadorias enquadradas no Procedimento VI, quando exigida em legislação específica, serão realizadas no ponto de ingresso da mercadoria;

VII - PROCEDIMENTO VII: produtos passíveis de admissão em regime de entrepostagem aduaneira, dispensados da fiscalização e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade, quando da chegada da mercadoria no ponto de ingresso no País, mas sujeitos ao deferimento da LI no SISCOMEX, após a extinção do regime, devendo ser observadas, ainda, as seguintes disposições:

a)     os produtos enquadrados concomitantemente no Procedimento I ou II e no Procedimento VII ficam dispensados de autorização de importação, prévia ao embarque ou transposição de fronteira, mas sujeitos aos procedimentos de conferência documental, fiscalização e inspeção, conforme o caso, descritos nos incisos I ou II, deste artigo, e ao deferimento do LI no SISCOMEX, antes do despacho aduaneiro;
b)     os produtos enquadrados concomitantemente no Procedimento III, IV ou V e no Procedimento VII, ficam sujeitos à autorização para fins de entrepostagem aduaneira prévia ao embarque ou transposição de fronteira, emitida por escrito pelo setor técnico competente do MAPA, e aos procedimentos de conferência documental, fiscalização e inspeção descritos no inciso III, IV ou V deste artigo, e ao deferimento do LI no SISCOMEX, antes do desembaraço aduaneiro;

VIII - PROCEDIMENTO VIII: produtos passíveis de admissão para importação em regime de trânsito aduaneiro, podendo ser dispensados de formalização de processo, fiscalização e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade no ponto de ingresso, desde que respeitadas a categorização de risco e as condições de acondicionamento e transporte estabelecidas na legislação específica e destinadas à aduana especial ou recinto alfandegado que disponha, ou seja, atendida por Unidade do Sistema VIGIAGRO.



Como estamos falando de um importação normal, e não de trânsito aduaneiro, teríamos que respeitar o PROCEDIMENTO I, ou seja, para champanhe o procedimento do MAPA é o I, produtos dispensados de autorização prévia de importação, antes do embarque. A LI pode ser feita/emitida com a mercadoria já no Brasil, por isso que é chamada de “pós” embarque.

  • PROCEDIMENTO I: produtos dispensados de autorização prévia de importação, antes do embarque ou transposição de fronteira e sujeitos ao deferimento da licença de importação (LI) no SISCOMEX após a conferência documental, fiscalização e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade; a fiscalização e a inspeção serão executadas na chegada da mercadoria e antes do desembaraço aduaneiro;


Sendo neste caso “pós” embarque o deferimento da LI se dará após a chegada da mercadoria no Brasil, pois o MAPA fará a conferência da mercadoria no porto ou aeroporto para então, depois desta inspeção, deferir ou não a LI.


Carol, então o que é que mais dificulta na operação de importação com anuência do MAPA???


Os sistemas utilizados pelo Ministério da Agricultura!

Deem uma olhada nesta página:


Viram! São vários sistemas e cada um é para uma finalidade específica!


Vou mostrar alguns...

Continuando com nosso EXEMPLO da champanhe...


Para importar champanhe não basta apenas embarcar a mercadoria e depois fazer a LI! Não!

O importador primeiro precisa ter Registro do Estabelecimento Importador junto ao MAPA.

Esse registro é efetuado através de um sistema chamado SIPEAGRO.

1º) REGISTRO DO ESTABELECIMENTO IMPORTADOR JUNTO AO MAPA

SISTEMA: SIPEAGRO - Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários

Vejam que para esse registro é solicitado uma série de documentos além do cadastro via SIPEAGRO.

  • Registro de Estabelecimento com Inscrição no CNPJ Importadores ou Exportadores:

a. Formulário de registro de estabelecimento (Anexo II);  (excluído)  
b. Comprovante de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
c. Comprovante de Inscrição Estadual, quando aplicável;
d. Contrato Social consolidado com suas alterações, constando a atividade do estabelecimento prevista nos Regulamentos das Leis nº
    7.678/1988 e nº 8.918/1994; e
e. Alvará de funcionamento da empresa, expedido pela Prefeitura Municipal ou pela Administração Regional do DF.
h.Documentos de identificação pessoal do Representante Legal (que consta no Contrato Social).
   Atenção: Responsável Técnico é DISPENSÁVEL.


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Depois, o exportador desta champanhe terá que emitir um documento chamado Certificado de origem e de análise, que deverá ser emitido por órgão oficial ou oficialmente credenciado do país de origem do produto. 

Esta lista dos organismos e laboratórios estrangeiros está disponível em um outro sistema do MAPA chamado SISCOLE.

2º) CERTIFICADO DE ORIGEM E ANÁLISE

SISTEMA: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismo e Laboratórios Estrangeiros


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Depois, quando mercadoria chega no Brasil, é necessário fazer a Licença de Importação (LI) Via SISCOMEX.

Neste caso o SISCOMEX não é um sistema próprio do MAPA, mas é mais uma fase de anuência do MAPA.

3º) LICENÇA DE IMPORTAÇÃO

SISTEMA: SISCOMEX


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E então paralelamente a LI deve-se fazer o Requerimento de Inspeção, documento necessário para a inspeção da carga no porto ou aeroporto. 

Esse documento é feito via outro sistema chamado SIGVIG.
 
4º) REQUERIMENTO DE INSPEÇÃO

SISTEMA: SIGVIG - Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários


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Carol acabou????

Ainda não...

É que para que você possa ter sua mercadoria inspecionada, é necessário fazer o upload dos documentos da importação em um outro sistema, que é o Dossiê da Receita Federal e vinculá-lo ao Requerimento de Inspeção lá no SIGVIG.

5º) CRIAR DOSSIÊ

SISTEMA: VISÃO INTEGRADA – VICOMEX


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Vou parar por aqui, mas ainda teríamos mais fases e sistemas dentro de uma operação de importação como esta de champanhe. 

Notem que em cada fase existe um prazo por parte do MAPA, não são sistemas automáticos, na sua maioria requerem que um agente do MAPA interceda nas análises e autorizações

O que faz com que existam prazos extensos para análise e uma série de documentos a serem apresentados. 

Os sistemas do MAPA na sua maioria são um pouco amarrados na minha opinião, acesso por vezes complicado, por estarem fora do ar, ou a senha não estar funcionando corretamente. O preenchimento também não é fluido, abrem várias janelas, e uma informação fica amarrada em outra o que dificulta a correção.

Na próxima matéria do blog, vou continuar falando sobre este assunto.

Vou voltar a falar sobre o REQUERIMENTO DE INSPEÇÃO DO MAPA, que é um documento exigido para a maior parte das mercadorias que têm anuência do MAPA.


COMO FAZER O REQUERIMENTO DE INSPEÇÃO DO MAPA NO SIGVIG?


Aguardem os próximos capítulos!  ☺


Abraços!!


12 comentários:

  1. Lembrei do meu TCC, o papel do MAPA na exportação da Soja. Bom rever isso com todos os detalhes que só você pode nos proporcionar... obrigado

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    1. Olá Claudio!

      Eu quem agradeço o prestígio pelo blog!

      Abraços.

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  2. Entro toda semana esperando novo post. Sempre aprendo muito por aqui. Parabéns Carolina.

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  3. Olá carolina, eu tenho uma pergunta sobre três remessas expressas da DHL que eu encomendei. Eu pedi para me enviarem 40 controles de video game em um pacote e 30 controles nas outras duas com Frete separado para as três.
    Gostaria de saber se meus produtos seram descaracterizados e a minha mercadoria vai ter que retornar, pois sou empresa, mas não sou Habilitado No RADAR. Você acha que 40 itêns pode ser considerado para comercio ou precisa ser 100 ou mais?? Por favor me ajude, pois estou desesperado.

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    1. Meu nome verdadeiro é Francisco Silva, uso esse nome, pois não gosto de me identificar em certos sites

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    2. Olá Francisco,

      Podem ser descaracterizados sim, devido a quantidade, podem presumir fins comerciais.

      Mas se for descaracterizado, você pode habilitar sua empresa no Radar Expresso, e solicitar a nacionalização para um despachante.

      Abraços.

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    3. Olá Carolina, as minhas remessas foram descaracterizadas e eu não pude fazer nada pois ainda não tenho o radar...
      Gostaria de saber se quando isso ocorrer de novo eu poderei solicitar um despachante para fazer a DSI para mim ou a DSI só pode ser realizada por remessa postal via importa fácil?
      Pegunto isso, pois não encontrei nada claro sobre a utilização de despachante de currier para a utilização da DSI. Apenas encontro referente ao serviço do importa Fácil.
      Obrigado pelo seu trabalho e ajuda.

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    4. Olá Francisco,

      Hoje em dia para fazer a habilitação no Radar ( de até USD 50.000,00) é bastante rápido e pouco burocrático. Vale a pena solicitar e depois fazer a nacionalização da mercadoria.

      Para DSI, sem Radar, teria que ser a DSI formulário, feita por um servidor da Receita. Neste caso você teria que verificar se a Receita lhe autoriza a fazer.

      Questione no setor SAVIC da Receita Federal onde está localizada sua carga.

      Abraços.

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  4. Muito legal a sua preocupação com os mínimos detalhes na elaboração dos documentos relativos ao comércio exterior !

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  5. Bom dia Carolina, Está de parabéns pelo blog, rico em detalhes nas ferramentas do comercio exterior .. Ricledson/Despachante Aduaneiro.

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