quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Competição de Fotos da WCO!


Olá pessoal!

Navegando no site da World Customs Organization ou Organização Mundial das Alfândegas, achei uma seção bem interessante de fotos e resolvi compartilhar com vocês!

O tema da seção é "Competição de Fotos", eles informam que é um concurso mundial de fotos onde os participantes, membros da OMA, podem mostrar ao público em geral a história, as atividades e os sucessos de cada Alfândega em seu país.


Vejam abaixo algumas das fotos:

Essa primeira foto do ano de 2015 é do Sudão e mostra os caminhões, digamos que bem carregados, na fronteira com Egito. 

Imaginem a dificuldade que deve ser "estufar" estes caminhões! 

"FRONTEIRA À FRENTE"

Caminhões de mercadorias prontos para atravessar a fronteira entre o Sudão e o Egito. 
Desde abril de 2015, o "Askeit" é o primeiro e único ponto de passagem de fronteira no Sudão que é beneficiado pela filosofia do "Single Window", com todas as autoridades relevantes reunidas sob um mesmo "teto". 
O volume das trocas comerciais entre o Sudão e o Egito através deste ponto de fronteira ascende a cerca de 185 milhões de dólares por ano, um número que se espera que aumente duas vezes, ou mesmo três vezes, nos próximos anos.

2015 - Sudan Customs administration
"Border ahead"



No ano de 2013 a foto vencedora foi da Tailândia

Parece com os nossos armazéns de Viracopos e Guarulhos, não acham?!


"TAILÂNDIA - A GANHADORA DA COMPETIÇÃO"

Os agentes alfandegários em meio a um mundo em rápida mudança.
 
Dois agentes alfandegários inspecionando mercadorias no armazém de carga em meio ao ritmo acelerado das atividades logísticas do armazém.






Outra foto que gostei da edição de 2013, que acabou não ganhando, mas que tem sua beleza é esta abaixo, onde aparecem agentes alfandegários em uma fábrica na China fazendo a liberação aduaneira das mercadorias.






E para finalizar trago as fotos da edição de 2010.

A foto vencedora foi esta abaixo da França, em que mostra um professor da alfândega francesa ensinando regras aduaneiras para seus espertos e atentos "alunos" (rs).


“A TEACHER AND HIS ATTENTIVE STUDENTS"

A foto mostra um instrutor de cães farejadores ensinando 4 labradores (devidamente sentados em suas cadeiras) as categorias de drogas.

2010 - French Customs administration

Encontrei outras fotos nesta mesma edição de 2010, que não foram ganhadoras, mas que merecem destaque também, vejam:




O barco da Receita Federal "Leão Marinho II" no porto de Santos.


Bolas de Futebol da Copa de 2010 falsificadas - apreendidas pela Aduana de Tianjin.





Alfândega da África do Sul apreendeu camisetas falsificadas da seleção "Bafana Bafana" na iminência da Copa de 2010.




Estas são apenas algumas das fotos que selecionei, mas têm várias outras tão interessantes quanto estas, vocês podem conferir no link abaixo:


Acho muito interessante esta área aduaneira pelo encontro de culturas e experiências inesperadas, é possível pelas fotos verem, na maioria das vezes, situações bem incomuns.

Cada Aduana tem suas peculiaridades, pois isto está ligado a cultura do país e as políticas que são criadas para a entrada e saída de pessoas e mercadorias. Mas vejo que apesar de cada Aduana ter suas regras, a maioria está caminhando para uma fiscalização aduaneira mais moderna, por meios mais tecnológicos, objetivando mais agilidade na inspeção de cargas/mercadorias e menos desencontro de informações.

Acredito que nós também chegaremos lá!

Ratificando este raciocínio de uma fiscalização aduaneira mais moderna, segue abaixo a foto ganhadora de 2016 do Bahrein dizendo "Aduana Digital é aqui"!!

Bahrain Customs won the 2016 WCO photo of the year contest with this picure (“Digital Customs is here”),


Por hoje é isso pessoal, até a próxima!

3 comentários:

  1. Essa foto da China é de uma beleza ímpar, merecia ganhar. Bem mais atrativa que a da Tailândia, a ganhadora. Mas não sei quais os critérios do julgamento, portanto prefiro só elogiar o post. Como sempre muito bem feito Carolina. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a foto da Tailandia e China são as melhores, porém também não sei o criterio na escolha da campeã, as duas são boas e entre as duas fico com a China. Parabéns.

    meu site é: http://projetoimportadorprofissiona.com/

    ResponderExcluir