sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

VALE A PENA IMPORTAR UM AUTOMÓVEL? - PARTE 2

Vamos então continuar nossa análise de importação de um automóvel!

Na PARTE 1 foram descritas 9 ETAPAS. Nesta PARTE 2 darei continuação com as etapas restantes, e na sequência virá uma simulação.


10) PARAMETRIZAÇÃO – CANAL VERMELHO – CONFERÊNCIA FÍSICA E DOCUMENTAL

O canal de parametrização provavelmente será vermelho, digo isso, porque se o IPI e o ICMS não foram recolhidos em função do deferimento judicial da isenção, o próprio sistema selecionará a DI para conferência física e documental.

Nesta etapa, todas as informações que foram declaradas nos documentos (DI, Fatura Comercial, Packing List, LI, etc.) deverão estar de acordo com o bem físico. Ou seja, se na documentação está descrito que o automóvel é da cor VERDE, o automóvel que veio fisicamente deverá ser VERDE, e isso vale para todas informações, inclusive número de série, número do chassi, etc.

Qualquer erro aqui nesta etapa é passível de multa!

Não há custos nesta etapa, pois estão inseridos nos custos do despacho que a Comissária ou Despachante Aduaneiro cobrarão.


11) DESEMBARAÇO ADUANEIRO – LIBERAÇÃO – FIM DO DESPACHO

Após a conferência física e documental, não havendo nenhuma exigência, o Auditor Fiscal da Receita Federal procederá com o desembaraço aduaneiro, ou seja, a liberação do automóvel.

O próprio Auditor fará o pré-cadastro do automóvel no sistema, na sequência deve-se então solicitar o complemento dos dados na BIN (Base de Informática Nacional) junto a CGIE/DENATRAN para que esse possa ser registrado e emplacado em qualquer DETRAN do país.

Não há custos nesta etapa, pois estão inseridos nos custos do despacho, que a Comissária ou Despachante Aduaneiro cobrarão; e no valor cobrado pela I.T.L..


As etapas de importação finalizam aqui, mas a nossa pergunta “Vale a pena importar um automóvel?” ainda não foi respondida.

Para isso, irei fazer uma simulação de custos, em formato de tabela, considerando o custo envolvido em cada etapa de acordo com as características do automóvel.

Para esta simulação irei considerar a importação de um Dodge Challender R/T (SCAT PACK 6.4-LITER V8 SRT® HEMI®) Modelo 2015 dos Estados Unidos (Porto de Miami) para o Brasil (Porto de Santos), com valor de USD 40.000, e com NCM 8703.24.10. Igual a esse da figura abaixo:

Fonte Imagem: site www.dodge.com



Abaixo a simulação:




Então temos um custo ESTIMADO na importação direta por pessoa física do Dodge Challenger de R$ 199.889,69. Claro que podem ocorrer variações, principalmente em função da taxa do dólar, e como estamos tratando de altos valores, essas pequenas variações podem ser significativas.

As concessionárias da Dodge no Brasil não oferecem este modelo para venda, então a única forma de adquirí-lo, por enquanto, é através da importação, seja direta (pessoa física), ou através de uma importadora (revenda).

O preço de revenda através de uma importadora incia por R$ 200.000 e pode chegar até R$ 300.000. 

Um concorrente direto do Dodge seria o Camaro, que chega nas concessionárias do Brasil com valor de R$ 228.000 aproximadamente.

E com relação a garantia? Quando é feita a importação direta por pessoa física como fica esta questão? Vejam informação sobre essa garantia no texto abaixo:

"E os carros importados? Caso a compra tenha sido feita via importadora, há duas situações possíveis: quando a montadora tem filial no Brasil, ela é a responsável pela garantia, mesmo que o modelo não seja fabricado no país ou vendido em concessionárias brasileiras; mas quando a montadora não tem braço nacional, a importadora é quem fica responsável. Seja como for, a montadora ou a importadora são obrigadas, nesses casos, a manter o mercado nacional abastecido com as peças de reposição desses veículos. Mas se for feita a importação direta, o responsável pela garantia é o fornecedor estrangeiro, sendo que são válidas apenas as leis de seu país de origem." (Fonte: Revista Exame)

Considerando as informações expostas, temos que um Dodge Challender nos Estados Unidos custa por volta de USD 40.000, e que para importá-lo como pessoa física teria um custo na importação direta de R$ 199.899,69, e a garantia seria dada pelo fornecedor estrangeiro. O concorrente direto, Camaro, revendido pela sua concessionária no Brasil tem custo de aproximadamente R$ 228.000, sendo esta, a concessionária, responsável pela garantia.

Vale a pena????

Seja via importação direta, seja através de uma importadora, ou através da concessionária, a grande diferença, é quando comparamos os preços praticados lá fora, com os que são praticados aqui no Brasil. 

A pergunta se vale a pena importar um automóvel, não é respondida pela comparação dos preços praticados pelas importadoras ou concessionárias no Brasil, e sim dos preços que os americanos pagam pelos seus carros.

Vale a pena pagar R$ 200.000 por um carro que um americano compra por USD 40.000? Esta é a questão.

Um fator significativo, é a taxa de conversão cambial praticada no Brasil, imaginem se a taxa do dólar fosse "1" para "1"; 1 Dólar equivalente a 1 Real, ai sim, mesmo com a carga tributária, valeria a pena...mas tenho a impressão que não vamos chegar a esse tipo de cotação!

Na minha opinião, se você está com R$ 250.000 para comprar um carrão, vale a pena importar, pois a variedade de modelos e marcas de carros que são oferecidos lá fora é muito maior do que os que são oferecidos nas concessionárias do Brasil, sem falar na qualidade, potência, design, etc., e no sonho de ser proprietário de um carro deste porte.

Mas se você não tem tanta disponibilidade financeira, e tem dinheiro para investir na compra de um carro mais popular, com valor baixo, o custo da importação não compensa, além da carga tributária há diversas despesas fixas, ou com pouca variação, como o caso do frete, do seguro, das taxas portuárias, dos prestadores de serviço, etc., o que irá encarecer demais o valor do automóvel.

Acho que cada um deve fazer a sua análise, e colocar na balança o quanto vale a pena importar o carro que deseja. Essa é uma análise muito pessoal, aliada, claro, a uma certa disponibilidade financeira!

Fico por aqui, e até a próxima!






25 comentários:

  1. Ola, tudo Bem estou com umas duvidas de importação e queria saber se você poderia me ajudar a esclarecer??? Grato

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    1. Olá Maicon,

      Sim, pode me enviar e-mail com a sua dúvida. Meu e-mail é: carol.rm@gmail.com

      Abs.

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  2. Queria trazer um Fiesta ST200 ou Focus ST/RS mas... fica muito caro... Que pena.

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  3. Queria trazer um Fiesta ST200 ou Focus ST/RS mas... fica muito caro... Que pena.

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    1. Olá Leandro,

      Infelizmente é caro e burocrático...mas né possível!

      Abraços!

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  4. Minha dúvida vai parecer tosca ou idiota (rs), mas lá vai; Sobre o pagamento do veículo no banco, tem que ser à vista, parcelado ou de acordo com o vendedor ou concessionária?
    Ótimo post! :D

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    1. Olá Fabiano,

      Desculpe, não havia notado seu comentário.

      É de acordo com a negociação que você fez com o vendedor (exportador). Essa negociação terá que constar na Fatura Comercial (Commercial Invoice).


      Abraços.

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  5. Olá.

    Gostaria de importar a nova raptor ou então A Nissan titan warrior

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  6. Olá.

    Gostaria de importar a nova raptor ou então A Nissan titan warrior

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    1. Olá Leandro,

      Se for 0 km é possível. Caso tenha interesse, por gentileza, entrar em contato no e-mail carolina@assessoriacomex.com.br

      Abraços.

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  7. Boa noite. Porque só pode importar carros 0km?

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    1. Olá Wellynton,

      Pode-se importar carro antigo com mais de 30 anos de fabricação para fins culturais e de coleção.


      Abraços.

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  8. http://www.chevrolet.com/2016-camaro-sports-car/build-your-own.html?gclsrc=aw.ds&gclid=Cj0KEQiA-f3CBRCbluKf4vu008kBEiQAl-iGqxi8lTQvzbgmYjyelT0pCSf0tNx_odm0Du8nYQuOSEEaAlZ68P8HAQ&ppc=GOOGLE_700000001291955_71700000013658713_58700001099082552_p9967760063#/config


    Julio corporan, pergunta sera que vale a pena importer esse carro, claro 0Km.

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  9. ola gostaria de fazer uma pergunta.
    quanto custaria p importar um carro de aproximadamente 12.000 reais(4000 euros) é p colecionar.
    obrigado

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  10. Boa tarde, estou interessado em realizar uma compra de uma réplica de uma ferrari, ou seja, um protótipo,o valor do carro é $29,000. Se poder me responder quanto mais ou menos eu gastaria para está com o carro em minha garagem e agradeço! e lembrando, protótipos não pagam IPVA no Brasil.

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  11. estou interessado em organizar uma mobilização social para derrubarmos estas taxas, algum interessado?

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  12. Olá Carolina
    Adorei seu post a respeito deste assunto. Há muito venho buscando informações consistentes pra viabilizar importação de carro pessoa física. Mas ficquei com dúvidas quanto aos valores das linhas de IPI e ICMS pois fazendo a matemática do valor x o percentual destes tributos não batem com os valores mencionados, em reais, no post. Como vc calculou estes valores? Outra dúvida é se o valor do frete marítimo+seguro varia com o valor do carro? Se sim, qual o percentual aplicado?

    Grato

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  13. boa tarde! gostaria de saber se pode enviar para Angola, eu sou Brasileiro mas vivo aqui em Angola.

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  14. Tem idea de valor total para um nissan r34 , ano 1998 valor 14 mil dólares..?

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  15. Olá gostaria de importar um chevelle ss V8 1970 ficaria muito caro?

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  16. Como funciona importação de veículos com mais de 30 anos?
    Digamos que nos EUA ele custe US$ 10.000,00 como ficaria a simulação?

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  17. Olá pessoal,

    Pode-se importar carro antigo com mais de 30 anos de fabricação para fins culturais e de coleção. Precisa estar associado em um automóvel clube.

    Abraços.

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  18. Olá, Queria importar um carro de Mexico. Posso ter o mesmo Incentivo que as montadoras... Isenção de Imposto importação? Obg

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  19. Olá! As novas regras de importação que entrarão em vigor serão extensivas para pessoa física? Grato.

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