terça-feira, 10 de dezembro de 2013

REMESSA EXPRESSA DESCARACTERIZADA, O QUE É ISSO ?



Hoje em dia é muito comum ver as pessoas comentarem que já compraram diversos tipos de mercadorias do exterior pela internet: roupas, sapatos, eletrônicos, utensílios domésticos, etc.

O que é importante destacar é que todas estas mercadorias, quando compradas diretamente no site do exterior, e em nome de pessoa física, devem respeitar limites de valores e quantidades.

Essas encomendas, em sua grande maioria, são transportadas até o Brasil através das empresas de transporte expresso internacional, como por exemplo FEDEX, DHL, TNT, UPS, etc. (exceto as Remessas Postais Internacionais que são transportadas pelos Correios). Estas transportadoras prestam serviço de transporte internacional expresso porta-a-porta (door-to-door). Ou seja, coletam sua mercadoria na loja em que efetuou a compra pela internet, e lhe entregam até a "porta" de sua casa.

PORÉM (com letra maiúscula mesmo, porque deve prestar muita atenção nas próximas informações rs), existem limites e conceitos que devem ser respeitados, para que sua encomenda chegue até a porta de sua casa, caso contrário a Alfândega no Brasil poderá DESCARACTERIZAR A REMESSA EXPRESSA

Veja abaixo:

1) Valor da compra não pode ultrapassar os USD 3.000,00

2) Quantidade, frequência, natureza ou variedade da mercadoria não pode caracterizar ou presumir operação com fins comerciais ou industriais.*

* Por exemplo, comprar 100 unidades da mesma mercadoria caracteriza fim comercial, mesmo que o valor seja inferior a USD 3.000,00.


Se um destes 2 pontos acima citados forem descumpridos, a remessa é DESCARACTERIZADA, ou seja, a Alfândega no Brasil retém a encomenda por entender que esta mercadoria entrou no Brasil na modalidade incorreta, e ordena o retorno à origem, ou o procedimento comum de importação através de um despachante.

Abaixo uma demonstração:



Pessoal, até outro dia!






131 comentários:

  1. Boa tarde Carolina,
    Preciso muito da ajuda sua em uma explicação pois estou meio desesperado com isso.
    Fiz uma importação de um smartphone pela DHL, cujo valor real é $246,99 + $52.62 frete = total $299.61 dolares, como “normal” o vendedor declarou o valor de $45.49 dolar. Hoje recebi uma ligação de um setor de liberação da mercadoria e fui informado que a minha encomenda foi sorteada pela fiscalização e eles solicitam o comprovante de pagamento do produto conforme declarado, ou seja, me ferrei?
    O que fazer nesses casos? Se eu desistir da encomenda e deixar lá, eles vão devolver ao vendedor? Se devolverem ele será penalizado? Posso ser penalizado pela receita federal caso não faça a retirada? Por favor me ajude nessa explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Eu sugiro que você questione todas essas dúvidas à própria DHL que deverá lhe auxiliar nestes procedimentos.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Carolina boa noite,

    Estou com algumas dúvidas sobre um produto que comprei na China, uma impressora 3D cujo valor total com o frete da DHL saiu US350.97. Porém quando a mercadoria chegou ao Brasil a DHL me informou que ela havia sido selecionada pela Receita para auditoria. Enviei todos os documentos solicitados e comprovantes de compra e pagamento. Enfim, após análise fui informado que o processo foi declarado como perdimento devido ao vendedor ter declarado o produto como "cabo usb" com custo total de "US119". Questionei várias vezes a DHL e fui informado que com a perdimento não poderia fazer mais nada para retirar a mercadoria. Sendo assim, contactei o vendedor na China que reconheceu o erro e modificou junto á DHL o Commercial Invoice para a descrição e valor correto. Qual foi a minha surpresa, recebi um comunicado da DHL dizendo que minha mercadoria tinha sido descaracterizada e estava aguardando uma nova análise. Mas também fui informado que precisaria contratar um despachante aduaneiro para o desembaraço. Desta forma, gostaria de saber, existe a possibilidade após a análise da Receita de não precisar de despachante. Fui informado que não valeria a pena se isto ocorrer pois o valor final poderia chegar a 3 ou 4 vezes o valor total do bem. Poderia me auxiliar? Muito obrigado pela atenção. Atenciosamente Francisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,

      Se a mercadoria foi descaracterizada e direcionada para despacho comum, no sistema já deve ter sido feita essa alteração. Não dá para voltar atrás.

      Verifique com a DHL se é possível você, como pessoa física, fazer a DSI via formulário para uma remessa expressa descaracterizada. Note que a finalidade deverá ser para uso próprio. (Ver artigo 4º, IN 611/2006).

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  3. Olá carol. Posso importar 100 relogios pela DHL express como pessoa jurídica. MEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      Pela quantidade, 100 unidades, sua remessa expressa poderá ser descaracterizada. Porque através da Remessa Expressa (Courier) não é possível efetuar importação com fins comerciais/revenda.

      Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Mesmo abaixo de 3.000 USD ??

      Tem muitas opinioès contrastantes a respeito dessa informaçao...

      Obrigado. Francesco

      Excluir
  4. Olá carol. Posso importar 100 relogios pela DHL express como pessoa jurídica. MEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      Desculpe a demora em lhe responder.

      Não, não pode porque tem características de fins comerciais pela quantidade. E não pode importar via remessa expressa para fins comerciais.

      Abraços.

      Excluir
  5. Saudaçoes, Carol.

    Minha remessa foi descaracterizada por conter 1 peça usada, mesmo após eu pagar o DARF.
    Pergunta seria se , caso a mercadoria retorne à origem, posso pedir o estorno do DARF?
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol,

    Fiz uma importação de um único produto para uso pessoal. Após a espera pela entrada no brasil finalmente ele entrou e alguns dias depois apareceu o item na área "minhas importações" dos Correios.
    Depois de algum tempo passando pela aduaneira foi então calculada a guia dos impostos devidos. Pelo sistema mesmo efetuei o pagamento e recebi dos Correios o comprovante de pagamento e fui informado que o produto seria entregue no endereço cadastrado.

    Porém no dia seguinte (hoje 01/03) entrei na área "minhas importações" para verificar o status e agora foi trocado para "Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada", mudado pela RFB.

    O que isso significa? Sabe dizer o que devo fazer agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ola Cleber aconteceu comigo a mesma coisa que vc kkkkkk olha isso RFB OUTROS MOTIVOS DESCARACTERIZAÇÃO 01/03/2018 Ocorrência não resolvid

      Excluir
    3. O que fez para resolver abriu um chamado de reclamação? Chegou a ligar nos Correios o que eles te disseram?

      Excluir
    4. eles mandou esperar a receita ia comunicar o que fazer mais acho que vai dar tudo certo amigo pq pagamos as taxas de 60% acredito que seja erro deles,iam mandar uma notificacao la no minhas importacao temos que aguaeda kkkkkkk

      Excluir
    5. ja ta indo para 50 dias ja essa transicao da alemnha pra ca!!!

      Excluir
    6. Eu já abri chamados nos Correios e vou esperar. Vamos acreditar que corra tudo bem!

      Excluir
    7. sim amigo tbm abri uma ocorrencia vai dar certo

      Excluir
    8. Cleber acredito que se fosse ter algum problema para que eles iriam deixar pagar as taxas que pagamos,so nao sei onde vaipara imprimir a minha via mas vamos aguardar ate o dia 09/03 se souber de algo piblique que eu irei publicar tbm abçs

      Excluir
    9. Nossa, deve ser erro dos correios mesmo, mas o meu é pior, apareceu para mim o boleto para pagamento dos impostos antes de ontem, como não tinha o dinheiro para pagar, deixei para hoje (02/03/2018), quando entrei estava a mesma mensagem de descaracterizada. Espero que seja só um erro no sistema mesmo! Vou abrir a reclamação também!

      Excluir
    10. Olha eu acho que deve ter sido algum erro pontual no sistema dos correios. Paguei a tributacao e estava tudo normal, e tambem colocaram a informação de "importacao descaracterizada" exatamente no mesmo dia da de vcs. Mesmo com a informacao de descarcaterizada, no rastreio dos correios ja aparece encaminhada. -> Objeto encaminhado
      de Unidade de Distribuição em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade de Tratamento em RIO DE JANEIRO / RJ

      Excluir
    11. Olá, Ricardo! O código de rastreamento da sua encomenda começa com "C"?
      Notei que os dias e horários dos casos semelhantes são basicamente os mesmos, veja abaixo o rastreamento do meu pacote:

      1/03/2018 12:20
      RIO DE JANEIRO / RJ
      Objeto encaminhado de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / RJ
      para Unidade Administrativa em Importa Facil - Emissao Dsi / BR

      26/02/2018 20:22
      RIO DE JANEIRO / RJ
      Fiscalização aduaneira finalizada
      Acesse o ambiente Minhas Importações

      23/02/2018 19:30
      RIO DE JANEIRO / RJ
      Objeto encaminhado de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / RJ
      para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR

      22/02/2018 11:24
      RIO DE JANEIRO / RJ
      Objeto recebido pelos Correios do Brasil

      Muito estranho porque o valor é USD 270 e já paguei a guia dos impostos. Não teria porque minha encomenda ser descaracterizada, uma vez que não supera os USD 500 e não configura comércio (é apenas 1 capacete).

      Vamos nos manter em contato por este canal para tentarmos descobrir o que está acontecendo!


      Excluir
  7. aconteceu a mesma coisa comigo hj, igualzinho. liguei no 0800 725 0100 e a mulher disse que poderia ser um erro dos correios ja que eles disponibilizaram o valor da taxa e confirmaram o pagamento. abre uma reclamação no site dos correios, eles trm ate 5 dias uteis pra responder. acredito que tenha sido uma erro deles, pois aconteceu a mesma coisa comigo. o produto tem até 7 dias uteis pra chegar na sua casa, se o pagamento foi confirmado ontem até o dia 9/03 tem que chegar na sua residencia

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, no dia 26/01 minha encomenda apareceu pra pagar o imposto, aí eu paguei no cartão de crédito e apareceu tudo ok.
    Mas quando foi no dia 01/03 a encomenda apareceu: Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada

    encaminhado para para Unidade Administrativa em Importa Facil - Emissao Dsi / BR

    ESTOU DESESPERADO, JÁ PAGUEI O IMPOSTO E AGORA APARECEU ISSO.
    ELES IRÃO ME REEMBOLSAR?O QUE VAI ACONTECER?

    Estou muito assustado, completamente perdido. Já tem 2 meses e ate agora nada.


    Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada

    A encomenda CJ00000000US foi descaracterizada e a declaração cancelada pela RFB.
    Clique no link para obter maiores informações sobre o percurso da encomenda e/ou cadastrar seu número de celular para receber informações via SMS: http://www.correios.com.br/rastreamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o meu caso está igual! Agora também está com esse status "Importa Facil - Emissao Dsi / BR".

      Pelo o que li parece que isso acontece quando o valor da encomenda ultrapassa $500 tornando necessário a emissão dessa tal DSI. O problema é que tem que se cadastrar nesse Importa Facil para gerar este documento, e isso custo mais R$250!

      Ainda não sei o que fazer, estou aguardando a resposta do meu chamado que abri quando a remessa foi descaracterizada.

      É um pouco decepcionante a falta de informação e clareza no processo de importação, ficamos sempre sem saber o que fazer e nessa angústia de saber se jogamos nosso dinheiro no lixo ou não.

      O que nos resta é aguardar e torcer, se eu tiver novidades aviso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ola Cleber tudo bem?
      o meu a mesma coisa meu produto ultrapassou um pouco dos 500$ foi direcionado para o importa fácil, falei com o atendente dos correios ele me orientou assim:
      aguarda ate o dia 09/03 casso não haver resposta retornar a ligacao,tbm mencionou no caso de gerar um boleto antes de pagar disse para entrar em contato com eles pois ja foi pago, a não ser que seja como o Cleber mencionou 250 reais para o desembarassamento da mercadoria pelo importa fácil espero ter ajudado
      Abcs.......

      Excluir
    4. Marcos,

      Hoje o status do meu caso mudou e uma ação foi solicitada. Eles pediram documentações para comprovação do valor do produto comprado. Depois de muitas tentativas devido a algumas falhas no sistema, consegui enviar os documentos comprovando o pagamento e o valor do produto. Agora vamos ver o que acontece.

      Ah e até agora não tive nenhum resposta dos chamados abertos nos Correios (hoje completa 5 dias úteis, prazo que eles passaram para responder).

      Estou rezando aqui pra que dê tudo certo!

      Excluir
    5. Que m... mandaram eu pagar denovo os impostos.. ta difícil..

      Excluir
    6. ATUALIZAÇÃO DO MEU:
      O meu saiu do Importa facil emissão DSI pra Fiscalização aduaneira finalizada ontem dia 08/03 .

      No entanto agora aparece pra pagar o imposto novamente, no msm valor que eu já paguei dia 28/02, antes de dar esse "Bug" e antes de ir pro Importa Facil - Emissao Dsi / BR.

      ESTOU DESESPERADO, EM PANICO!!!
      Eu devo pagar dobrado o valor?

      Excluir
    7. Também não sei o que fazer.. por enquanto estou dando um tempo para ver se alguém responde meu chamado que já passou dos 5 dias úteis (prazo que dão para responder)..

      Excluir
  10. Cleber, veja os comentários no link: https://compranoexterior.com.br/encomendas-internacionais-atrasadas-2018/amp/
    Também estou em situação semelhante, parece que é um erro generalizado. Está semana teremos a resposta, só é necessário que o pacote seja encaminhado a algum CTE

    ResponderExcluir
  11. Minha encomenda também depois de ter pago o imposto via "Minhas Importações", no dia seguinte saiu do RJ e foi encaminhado pra CTE próxima da minha cidade...ai no dia seguinte surgiu esse bug ai que pelo que vi, esta acontecendo com todo mundo...eles têm até essa semana pra mudar o status..tomara que seje erro mesmo

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Pessoal, comprei um ar condicionado na Evapolar direto do site deles o produto custou $ 256,00, paguei no cartão de crédito e agora dia 01/03/2018 aparece essa informação nos correios ˜Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada˜ o que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o caso que descrevi é por acaso um Evapolar também!! hehehe

      Excluir
  13. Hoje atualizaram meu pacote. Voltaram com a mercadoria para o ambiente de minhas importacoes para eu pagar a tributacao de novo!que enrola meu Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua remessa havia sido descaracterizada? Você já havia pago as taxas?

      Excluir
    2. Putz.. o meu aconteceu isso agora.

      Eles solicitaram uma documentação de comprovação de pagamento do produto para verificar o valor do produto. Mandei e agora atualizaram o status pedindo para pagar os impostos que já havia pago, inclusive o valor é o mesmo!

      Não sei mais o que fazer porque não consigo mais criar outra reclamação porque já existe uma em aberto para minha encomenda, estou de mãos atadas!

      Excluir
    3. Cara... eu ja tinha pago os impostos e pediram pra eu pagar de novo mesmo valor. Tentei dialogar com a atendente dos correios, mas vi que resolver isso levaria uma decada. Liguei na operadora do cartao, informei tudo e a atendente chegou a conclusão que se caracterizava pela nao prestacao do servico anterior e solicitou o cancelamento do pgto anterior. Dessa forma entrei no ambiente minhas importacoes e paguei de novo... vamos ver o que da!

      Excluir
    4. Ricardo,

      Eu até pensei em fazer isso, mas fiquei na dúvida se após pagar o novo boleto vai acontecer tudo denovo, voltar para análise denovo e voltar a gerar outro boleto denovo. Esse sistema está uma bagunça não dá pra confiar no processo.

      Alias como pode gerar o boleto quase 19 da noite de ontem (08/03) com data de vencimento hoje (09/03), se não estiver atento perdeu o prazo?

      Eu não sei o que fazer também, ninguém responde chamados e não dão informações por telefone.

      Vai nos informando se deu certo no seu caso..

      Excluir
    5. Cleber,

      O meu caso é semelhante ao de vocês, mas há dois dias eu liguei na Central dos Correios (quando o status ainda estava como Remessa Descaracterizada) e a atendente me confirmou que constava o pagamento dos impostos no sistema deles (eu peguei via cartão de crédito em 28/02). Como já corrigiram o problema da descaracterização, acredito que agora vão identificar os pagamentos já efetuados para as encomendas seguirem o fluxo de entrega!

      Excluir
    6. Não pagarei novamente os impostos.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Está acontecendo a mesma coisa e nas mesma data, 28-02 pagamento,01-03 descaracterização mas logo corrigiram e e atualizaram para EM TRANSITO e agora 8-03 emitiram uma nova guia para pagamento, contestei e está em analise... Não sei mais o que fazer!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, pessoal!

    Alguém teve o pacote efetivamente liberado para os trâmites de entrega? O meu ainda continua "Aguardando pagamento" da guia dos impostos de importação que eu já paguei em 28/02...

    ResponderExcluir
  17. Mesma situação...
    - Ficalizacao aduaneira finalizada
    - Paguei imposto em Minhas Importações
    - Mercadoria Descaracterizada em Minhas Importações
    - Objeto enviado para importa fácil / emissão DSI
    - Ficalizacao Aduaneira Finalizada
    - Guia para pagar novamente no Minhas Importações.Mesmo valor, mesmo # DIR

    Abri reclamação, registrei o ocorrido, passaram 5 dias úteis e nada mudou

    E hoje notícia de greve dos correios

    PQP!

    ResponderExcluir
  18. Nossa mesma situação alguem poderia criar um grupo no zap para a gente ir se falando me add 19997634072

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação Declaração Descaracterizada Cancelada, atualizaram para eu pagar novamente, liguei nos correios hj de manha e atendente fez uma manifestação interna para area responsavel pois eu ja havia pago as taxas. tehno q aguardar, se tiver um grupo no whats pfv me add 11-96428-4689

      Excluir
  19. Como eu disse, paguei em duplicidade os impostos e solicitei o cancelamento do primeiro pagamento junto ao cartao. Hoje minha encomenda foi liberada junto aos correios, seguiu para entrega no meu estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,

      Então você estornou o primeiro pagamento e pagou a segunda cobrança? Os correios te orientaram isso? Já recebeu o pacote?

      Excluir
    2. O que eu fiz foi ligar na operadora de cartao e explicar o problema. Expliquei que se eu fosse resolver com os correios levaria muito tempo. Dessa forma a atendente procurou algo que se encaixasse no cancelamento. Abri o protocolo de cancelamento e informei que de boa fé, faria o pagamento novamente mesmo valor, tudo igualzinho. Os correios liberaram a mercadoria após o segundo pagamento, nao recebi pq estou em outro estado, mas ja saiu do Rio. A operadora informou o cancelamento pois os correios nao prestaram o serviço pelo qual paguei ( guardei um print com data da informação na tela requerendo o pagamento em duplicidade).

      Excluir
  20. Boa noite galera estou na mesma situação, fui consultaR minhas importações e aperece a seguinte mensagem REMESSA CANCELADA/DECLARAÇÃO DESCARACTERIZADA,detalhe o produto custou U$ 300,00, como os correios estão de greve nem tentei ligar lá. Lembrando que tenho 3 encomendas de novembro que ainda não foram entregues. Está diicil a cada dia que passar comprar algo importado.

    ResponderExcluir
  21. Olá comprei um smartphone na aliexpress e não custou nada disso que esta no seu post foi entorno de 100 dolares e só 1 unidade mesmo assim deu como Remessa Descaracterizada gostaria de saber qual o motivo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Estou na mesma situação Declaração Descaracterizada Cancelada, atualizaram para eu pagar novamente, liguei nos correios hj de manha e atendente fez uma manifestação interna para area responsavel pois eu ja havia pago as taxas. tehno q aguardar, se tiver um grupo no whats pfv me add 11-96428-4689

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, como postei anteriormente, aconteceu com minha encomenda quase tudo que vcs relatam, até mesmo cobrança dupla, mas pelo visto muitas das atualizações no sie não correspondem com a real situação de localização, recebi ontem minha encomenda, esse site co correio está muito furado, acho que aconteceu comigo deve esta acontecendo com a maioria de vcs que postaram aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem como colocar pra gente ver como foi que aconteceu com vc

      Excluir
    2. Bom dia a todos. Minha encomenda também passou pela mesma situação e no dia 08/03 foi gerada nova guia para pagamento dos impostos (já pagos em 28/02). Liguei nos Correios dia 12/03 e a atendente incluiu esta informação do pagamento já efetuado na reclamação que eu já havia aberto, mas sinceramente não senti segurança alguma que isso dará resultado. Resolvi então ver em detalhes o que consistia a ação de solicitar a revisão dos impostos, e para minha surpresa havia uma opção de enviar os comprovantes de pagamento. Abri ontem mesmo essa solicitação, descrevendo o que ocorreu, e anexei a primeira guia e o respectivo comprovante de pagamento (que por sorte salvei na data de 28/02, pois não tenho mais acesso a ele pelo sistema). Vamos ver se agora a encomenda sai da Receita e segue seu fluxo de entrega.

      Novidades eu compartilharei aqui e boa sorte a todos!

      Excluir
    3. Eu também liguei e anotaram minha reclamação mas para mim não apareceu essa opção de enviar comprovantes de pagamento, inclusive eu comentei sobre isso com a atendente dos correios.

      Quando clico que Ações aparece apenas "Visualizar DIS", "Recusar Objeto", "Solicitar Revisão de Tributos" e "Pagar".

      É neste meio que apareceu para você a opção de enviar o comprovante de pagamento?

      Excluir
    4. Selecione “Solicitar Revisão de Tributos” e na próxima tela haverá uma lista de ações a tomar. Dentre elas, “Comprovante de pagamento”.

      Excluir
  25. Minha primeira msg foi no dia 09-03, relato o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson vc recebeu sua encomenda? antes havia aparecido para pagar novamente os tributos? vc pagou de novo? Como aconteceu amigo?

      Excluir
  26. Boa tarde Robson, se puder coloque o codigo de rastreio para gente verificar o que ocorreu, você pagou o tributo ou não?

    ResponderExcluir
  27. Minha situação e a mesma aque de todos
    09/03/2018
    14:00
    CURITIBA / PR Fiscalização aduaneira finalizada
    Acesse o ambiente Minhas Importações
    08/03/2018
    18:50
    CURITIBA / PR
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
    Acesse o ambiente Minhas Importações
    08/03/2018
    18:50
    CURITIBA / PR
    Objeto encaminhado
    de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira / BR
    Acesse o ambiente Minhas Importações
    27/02/2018
    08:14
    CURITIBA / PR
    Objeto encaminhado
    de CENTRO INTERNACIONAL em CURITIBA / PR para Unidade Operacional em Liberado sem imposto. Entrega 40d úteis / BR
    19/02/2018
    14:02
    CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
    Acesse o ambiente Minhas Importações
    11/01/2018
    09:41
    CINGAPURA /
    Objeto encaminhado
    de País em CINGAPURA / para País em BRASIL / BR

    ResponderExcluir
  28. No meu caso os correios erraram no centro de distribuição, tive que mandar um e-mail para o ministério da fazenda e eles me responderam rápido e informaram o ocorrido, dai novamente mandei um email para os correios e ainda não responderam. Simplesmente hoje fui rastrear o meu pedido e eles mandaram para o importa fácil, que de fácil não tem nada. Dai acabei de mandar outra reclamação aos correios de que meu pedido é de apenas uma unidade e que foi pago manos de USD$500.
    Estou muito puto! kkkk

    ResponderExcluir
  29. Bom comigo a mesma coisa, situação triste, tentam nos enganar de todas as formas, ainda não paguei a taxa por não estar disponível e mais triste pq tem outras compras que irão passar pela mesma coisa, vergonha nosso correio.

    ResponderExcluir
  30. ola turma quem ta passando por isso Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada depois vai mostra importa fácil vai mudar o status depois vai mostra se vc vai pagar imposto ou não e um bug do sistema Infelizmente e o brasil e o novo sistema dois correios tão vacilando

    ResponderExcluir
  31. o meu apareceu isso Documentação Pendente no Órgão Anuente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu também!

      Parece que estão alterando coisas no sistema constantemente.
      Não sei quem são os responsáveis pela elaboração do sistema mas na boa.. são muito ruins!!!

      Deviam contratar minha empresa pra fazer isso.. hehehe..

      É rir para não chorar, não sei mais o que fazer já abri 2 chamados pelo site, já registrei 2 reclamações por telefone e nada muda!

      Excluir
    2. Conseguiu enviar os tais documentos?

      Excluir
  32. To tentando mandar o comprovante de pagamento e está apresentando erro ao anexar arquivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To com o mesmo problema, hoje mudou o status, pedindo o comprovante de pagamento, mas não anexa toda vez da erro

      Excluir
    2. nossa vms tentando

      Excluir
    3. Não sei se adianta muita coisa, eu já enviei comprovantes 2 vezes em trocas de status, desta vez nem tentei.

      Como eu disse anteriormente, quem está cuidando deste sistema são muito ruins!!

      Já peguei vários erros ao longa das minhas tentativas de liberar minha encomenda. Colocaram um sistema em produção que não está pronto e devidamente testado!

      Excluir
    4. não testou ainda? tenta pra ver se está dando erro tambem...vms montar um grupo no zap pra esclarecimentos oque acha?

      Excluir
  33. Boa noite turma o meu deu nessa bosta TB Documentação Pendente no Órgão Anuente não sei nem o que e minha encomenta mostra Importa Facil - Emissao Dsi / BR que barrio e esse não sei se vou pagar emposto sendo que minha mercaoria foi liberada sem imposto depois foi pra fiscalização aduaneira nunca vi isso to na mesma luta de todos aque vamos espera pra ver se o status muda A encomenda não contém a documentação necessária para a realização da fiscalização e sua liberação por parte da autoridade brasileira competente pela anuência. Clique no botão a seguir para inserir documentação complementar para possibilitar a fiscalização

    ResponderExcluir
  34. Alguém conseguiu enviar os documentos meu está do mesmo jeito dando erro ao anexar!

    ResponderExcluir
  35. Alguém aom alguma solução para quem não consegue anexar os arquivos?

    ResponderExcluir
  36. Caso alguém consiga anexar publicar aqui que também estou com mesmo Problema.

    ResponderExcluir
  37. E ai alguém resolveu problema de anexar ?

    ResponderExcluir
  38. Estou com o mesmo problema de anexar. Ja tentei via smartphone, via notebook e nada.
    Estou com problema em 4 encomendas que aguardavam o pagamento, fiz o pagamento pelo cartão de crédito mas ate o momento não recebi confirmação de pagamento vindo do cartão por sms e o status ainda continua como pagamento em processamento, e ja faz 5 dias.

    ResponderExcluir
  39. Pessoal, não adianta é problema de sistema.
    Enquanto não corrigirem o sistema não será possível anexar nada e nem fazer outras ações. Além disso não acredito que seja de fato um status correto, no meu caso por exemplo já enviei os documentos 2 vezes e esta seria a terceira. Está tudo muito bagunçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus produtos que geraram pagamento de imposto eu verifiquei o arquivo contendo o valor da taxa, efetuei o pagamento mas nao deu baixa ate o momento. Eu tambem achei q poderia ser um erro do sistema e na verdade nem ter sido taxado, porem como baixei o documento e vi o valor acabei pagando

      Excluir
  40. Ola amigo alguem ja recebeu seu pacote o meu ainda se encontra importa facio status do capeta o meu ja faz 8 dias lá

    ResponderExcluir
  41. Ontem recebi correspondência dos correios pedindo para fazer o pagamento no sistema devido as taxas. Esse pagamento já fiz por meio do cartão de crédito desde 14 de março porem ate hoje encontra-se em processamento. Alguem aqui ja conseguiu concluir esse processo de pagamento no sistema e recebeu a mercadoria?

    ResponderExcluir
  42. Já paguei os impostos no dia 28/02 e até agora não consegui resolver este problema. Não há nenhuma ação dos Correios para resolver a situação, é vergonhoso!!

    ResponderExcluir
  43. O meu também está com mesmo problema já paguei as taxas e ate agora não recebi no minhas importações tem mensagen dizendo que é para mandar documentos onde tento enviar e nao anexa nada nenhum tipo de documento lembrando mudei de pc tentei do celular mudei navegador e o problema persiste vergonhoso uma encomenda demorar tudo isso e o sistema ser tão falho e pior ninguém resolve!!!!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia pessoal, estou tentando anexar a documentação ao processo de comprovação de valor desde o dia 16/02/18, antes disso, constava que a encomenda tinha ido para o importa fácil, já fiz diversas reclamações e nada, chegou uma carta para eu pagar os tributos do produto no dia 12/03/18, mas não consegui ver o boleto e o valor. O sistema está totalmente bugado,e por coincidência isso ocorreu logo quando foi deflagrado a greve.

    ResponderExcluir
  45. Tomara que não haja extravio durante esse período, porque a cada dia que passa estar mais difícil importar algo. Boa sorte a todos, qualquer novidade com relação a encomenda posto aqui para que os demais tomem ciencia.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia, não consigo anexar o documento no site dos correios.

    ResponderExcluir
  47. Liguei ontem para essa desgraça de correios devido nao conseguir anexar e tambem devido a fazer o pagamento porem o sistema nao mudar o status e continuar como em "processamento". O atendente informou que todos os clientes do Brasil estao com esse problema e a área respossavel esta trabalhando para resolver. Indaguei ele sobre o tempo longo de espera o que vai ocasionar na devolucao dos objetos ao remetente, segundo o atendente ele falou que todos os que abrirem o chamado de informação no site dos correios terao seus objetos mantidos no país e receberam sem problema assim que estabilizar o sistema.

    ResponderExcluir
  48. Contestei a 2ª cobrança dos impostos (já que paguei a 1ª guia) no dia 14/03, e até hoje continua em análise pela Receita Federal. Aff.....

    ResponderExcluir
  49. Também estou com a minha emcomenda desde janeiro presa lá nesse maldito serviço de BOSTA que é o correios, o meu está como O objeto não contém a documentação necessária para a realização da fiscalização e sua liberação por parte da autoridade brasileira competente pela anuência" e eu também não consigo anexar os comprovante. QUE BOSTA DE SERVIÇO LIXO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. Desgraça Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada mais uma Desgraça RFB OUTROS MOTIVOS DESCARACTERIZAÇÃO e mais uma Desgraça Documentação Pendente no Órgão Anuente vai toma no cú quem invetou
    Idcorreios mizera

    ResponderExcluir
  51. Pior que pelas datas acima já faz um mês e ainda não solucionaram o problema...

    ResponderExcluir
  52. Finalmente a desgraça começou a funcionar. Acabei de conseguir pagar as encomendas taxadas e ja deu baixa no sistema. Mas ainda não é possivel carregar arquivos em anexo para as encomendas que dependem disso

    ResponderExcluir
  53. To nessa merda e bosta que ja ta um fedor do caralho Documentação Pendente no Órgão Anuente nao anexa porra nenhuma como vou manda o invoce comprovando pagamento do produto nao mostra pra pagar tributo so fica nessa buceta caralho Documentação Pendente no Órgão Anuente

    ResponderExcluir
  54. Documentação Pendente no Órgão Anuente vai toma no cu desgraça importa facio vai toma dentro do seu caneco mizeraaa

    ResponderExcluir
  55. Boa noite pessoal, realmente está difícil, estou tentando anexar a documentação já faz 01 semana, e nada! Que merda, aconselho vocês abrirem um reclamação no site mesmo, ou se tiverem paciência ligarem lá, porque se a minha encomenda sumir vou nos pequenas causas do JEF.

    ResponderExcluir
  56. É pessoal acho que estamos todos no mesmo barco que está praticamento de baixo do rio.. já tentei diversas vezes interagir no site e nada, tenho reclamações a mais de 26 dias sem resposta, tenho 2 registros telefônicos de reclamações e hoje ao tentar ligar para registrar mais uma vez o telefone dos Correios (para minha surpresa) não estava funcionando.. que coisa não!

    É incrível a ineficiência dos Correios!! Estou pensando em entrar com uma ação judicial, quem sabe assim tenho algum ressarcimento do meu dinheiro e tempo gasto nesse processo.

    ResponderExcluir
  57. Eu fiz uma denuncia ao ministério público federal em janeiro devido a máfia voltar a atacar roubando mercadorias dentro do proprio correios. Esta andando a denuncia.
    Vou fazer nova denuncia ate dia 10 de abril devido várias encomendas terem sido liberadas porém com aquela mensagem de 40 dias úteis para entrega, e a encomenda que me roubaram foi a mesma coisa, ficou em posse dos correios todo esse tempo e no final obviamente algum funcionario roubou.

    ResponderExcluir
  58. Eu entrei com pedido de revisão dos tributos (anexei a guia e o respectivo comprovante de pagamento emitido pelo Minhas Importações) dia 14/03 e até hoje está em análise. Incrível tamanha falta de respeito com o consumidor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma que a sua amigo, demora 15 dias pedido de revisão, já fiz antes

      Excluir
    2. Será que terei uma resposta na próxima semana, já que completaram 16 dias hoje? Estou sinceramente desanimado, parece que o sistema está um caos....

      Excluir
    3. Eu fiz o pedido de revisão dia 07/02 e hoje mudou o status para '' Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada ''

      Excluir
  59. Meu pedido foi atualizado para Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada, isso quer dizer que vai retornar para origem? alguém sabe dizer? tenho uma reclamação nos correios, mas num ato de grande ma fé eles não fecham o chamado mesmo depois de 15 dias e nem na ouvidoria posso reclamar pq meu chamado ainda esta aberto e só posso mudar depois que fecharem, sacanagem isso viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu TB está na mesma situação que a sua inclusive esta com reclamações abertas e não consigo reclamar mais parece que só ligando mesmo esperar hj se não mudar status vou ligar lá essa semana

      Excluir
  60. Ao que parece eque puxaram um backup pois a minha a tempos atrás estava na mesma situação que voltou hj

    ResponderExcluir
  61. Tentando anexar documentação até ontem sem sucesso, e hoje pela manhã recebo a mensagem que o site estava em manutenção, agora ao acessar o minhas importações apareceu a mesma mensagem de 2 semanas atrás remessa descaracterizada/declaração cancelada. Haja paciência, o sistema está um caos, ou então é proposital.

    ResponderExcluir
  62. remessa descaracterizada declaração cancelada fudeu tudo agora o que isso significa nao conseguir pagar meu tributo pr um erro do sistema

    ResponderExcluir
  63. vamos entrar com ação pq isso é roubo,,,estao apoderando de nossa mercadoria...AÇÂO CONJUNTA E PROCESSAR OS CORREIOS

    ResponderExcluir
  64. descaracterizada declaração cancelada de novo vai se fuder desgraça não aguento mas tanto sofrimento libera minha peste logo mizera

    ResponderExcluir
  65. Pessoal, uma dúvida surgiu.
    Atualmente o pagamento dos tributos é feito online antes de receber a mercadoria, diferente de tempos atrás onde pagava direito na agência dos Correios. Após o pagamento a mercadoria é liberada para entrega, e se no caminho da entrega a encomenda for roubada, como fica o pagamento desses tributos haja visto não ter recebido a encomenda. Será que os Correios devolvem? Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,

      Não tenho certeza sobre o que vou dizer, mas eu recebi informações que os Correios seria o responsável pela encomenda, se ela for roubada no caminho eles deveriam assumir a responsabilidade e devolver o valor pago. Mas acho que na atual situação isso não aconteceria de maneira "tranquila", provavelmente seria necessário entrar com um processo judicial.

      Excluir
    2. Caramba... preocupante isso.

      Excluir
    3. Matéria que li hoje e pode ser de seu interesse Fernando..

      https://canaltech.com.br/produtos/o-atraso-na-entrega-dos-correios-gera-direito-a-indenizacao-por-dano-moral/

      Excluir
  66. Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada voltou pro mesmo status quero ver aonde isso vai para 40 dias já

    ResponderExcluir
  67. Protocolei uma reclamação na Ouvidoria do Ministério da Fazenda, uma vez que a "revisão" dos impostos já está pendente há exatos 30 dias, e me disseram que terei que aguardar e que está muito atrasado mesmo.... Conclusão: que se ferre o cidadão de bem que pagou os impostos corretamente. Optei por não pagar de novo a mesma guia, porque sabia que será um problema para receber a devolução. Só não imaginava que a Receita Federal seria tão lenta em apenas verificar (com todos os documentos anexados) que eu já paguei os tributos devidos...

    ResponderExcluir
  68. Dia 17/04 minha encomenda voltou (pela terceira vez) para o status de "Aguardando Pagamento", só que agora não aceitam mais qualquer contestação dos tributos. Como a Receita e os Correios não se manifestam (ficam empurrando o problema um para o outro), me vi com a única opção de PAGAR NOVAMENTE os tributos via cartão de crédito e depois contestar a duplicidade de cobrança junto à Ouvidoria dos Correios. Só não fiz isso primeiro porque eles demoram mais de 30 dias para responder, e nesse prazo eu corria o risco de ter minha encomenda devolvida ao remetente no exterior. Agora quero receber EM DOBRO o que me cobraram indevidamente, como manda a lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisson - Passei a mesma coisa mas na segunda vez que pediu para pagar novamente eu paguei ,infelizmente não faço idéia se tem como reembolsar o valor q paguei. Vc já recebeu a sua encomenda ?

      Excluir
  69. Como era de esperar, minhas encomendas que estavam estacionadas aguardando entrega em 40 dias úteis começaram a andar, mas e claro que com status "nao localizado no fluxo postal" ou seja, roubada, e assim sei que seram com as outras 3

    ResponderExcluir
  70. A receita federal nao deixa mais em enviar documentos so mostra Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada sendo assim o produto ira volta ao pais de origen abrir dispulta no site aliexpress eles mim envio um imail dizendo Por favor, confirme com seus costumes locais e forneça documentos oficiais deles para esclarecer o motivo exato detido para AliExpress dentro de dias limite. Se não tivermos recebido o documento oficial da alfândega na data de vencimento, assumiremos que você não tem intenção de resolver o problema e assumir total responsabilidade. E nós liberaremos o pagamento para o vendedor. sendo assim vou tomar bem la dentro por um erro do sistema dos correios e do idcorreios que ta bugando

    ResponderExcluir
  71. Pessoal, recebi finalmente minha encomenda (quase 2 meses para entregarem)!! Embora o status na área "minhas importações" dos Correios ainda mostra que está com a documentação sendo avaliada. Isso só prova que não dá para acreditar nos status que são exibidos neste portal.

    Só para contextualizar eu abri várias reclamações nos Correios, sem resultado, e depois abri 2 reclamações na receita federal a primeira foi finalizada informando que os Correios não tinham enviado a documentação e a segunda ficou em aberto até agora.

    Minha sugestão a todos que estão com problemas é não deixar de abrir as reclamações e registrar tudo! Guardar protocolos, salvar imagens das telas com status exibidos e tudo o que for relevante.

    ResponderExcluir
  72. Então Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada que dizer que meu produto esta vindo e isso

    ResponderExcluir
  73. Hoje meu pedido foi atualizado para entregue em Curitiba, não abre reclamação devido já ter uma aberta e na ouvidoria diz que tem um erro no e-mail e não pode ser concluída e se tento por telefone eles avisam que vai demorar mais que o normal e a ligação cai.

    ResponderExcluir
  74. Daniel batalha o meu esta a mesma coisa que o seu entregue em Curitiba ao destinatario nem mostrou saiu para entrega o que deve ser isso

    ResponderExcluir
  75. olá amigos todos que se encontra com status Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada essa Descaracterização e um erro do sistema dois correios foi passado o codigo de rastreamento que não e o verdadeiro liguem pra eles informe o motivo ae eles vão manda pra seus imail a respo informando o erro e repassando o codigo de rastreamento certo o meu mostrava Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada mas foi resolvido mim dero o meu codigo de rastreamento certo Remessa Descaracterizada/Declaração Cancelada pq o codigo de rastreamento esta errado agente nunca conseguia anexar os documento pq o codigo de rastreamento não era o verdadeiro mais resolve só liga e reclamar

    ResponderExcluir